Como aplicar a matriz de Eisenhower no trabalho

como usar a matriz de eisenhower no trabalho

Se você vive atarefado, com a sensação de que tudo é pra ontem e se perde com uma lista de tarefas imensa, nesse post, você vai ficar sabendo como a Matriz de Eisenhower pode te ajudar a fazer uma gestão eficiente das suas tarefas e tornar o seu trabalho mais produtivo.

Lidar com uma lista de tarefas imensa pode gerar ansiedade por você achar que não vai dar conta de cumprir os prazos e quando você percebe que não vai conseguir cumprir, passa a se sentir incapaz de fazer o mínimo.

Esses sentimentos aparecem porque vamos adicionando novas tarefas, deixando outras de lado para fazer a última que apareceu e parece ser urgente, mas muitas vezes não é.

Com a matriz de Eisenhower é possível fazer uma gestão eficiente das tarefas e ter mais produtividade no trabalho.

Primeiro, vamos conhecer um pouco mais sobre essa técnica e como você pode aplicá-la no seu trabalho.

O que é?

A Matriz de Eisenhower é uma técnica de produtividade cujo objetivo é priorizar as tarefas importantes para que não sejam substituídas por aquelas não urgentes ou que apareceram de última hora.

Como funciona?

A matriz é divida em 4 quadrantes para classificar as tarefas em importantes, não importantes, urgente e não urgente.

matriz eisenhower

Como aplicar?

No primeiro quadrante devem ser incluídas as tarefas que são importantes e urgentes. São aquelas tarefas que você vai fazer agora.

O segundo quadrante, é para as tarefas importantes, mas não urgentes. São as tarefas que você vai agendar quando serão realizadas para serem entregues dentro do prazo.

O terceiro quadrante, por sua vez, são as tarefas não importantes, mas urgentes. Aqui são as tarefas que você pode delegar para que outra pessoa as execute.

Por fim, no quarto quadrante, são as tarefas não importantes e não urgentes. São as tarefas que você deve eliminar ou fazer mais tarde.

Como eu faço

Meu método envolve uma folha sulfite com os quadrantes e post-it.

A matriz eu mesma desenho em uma folha sulfite ou pego um modelo pronto na internet. Nos post-it escrevo as tarefas, classifico pelo grau de importância e urgência e com isso, colo os post-it nos seus respectivos quadrantes.

Meu modelo de Matriz Eisenhower

Isso funciona para mim, uma vez que, ao concluir uma tarefa, o ato de retirar os post-it me dá a sensação de que estou sendo produtiva. É prazeroso retirar um post-it e poder visualizar o progresso no trabalho.

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